11 março 2022
Workshop Literacia Financeira Digital para Portugal

A sessão ocorreu no dia 8 de março, das 09:00H às 14:00H inserindo-se no projeto financiado pela União Europeia para elaboração de uma Estratégia de Literacia Financeira Digital para Portugal.  

O evento contou com a presença de Luís Máximo dos Santos (Vice-Governor do Banco de Portugal), Carmine Di Noia (Director of the Directorate for Financial and Enterprise Affairs da OCDE) e Nathalie Berger (Director DG REFORM da Comissão Europeia), com a partilha do que está a ser feito nos outros países (dentro e fora da UE), bem como em Portugal.



Em Portugal as iniciativas da digitalização do Programa Literacia Financeira têm como participantes ativos com destaque:

  • DGE - Direção Geral da Educação - representada pelo Diretor Geral Dr. José Vitor Pedroso, com a informação de que está em curso no Plano Nacional de Educação, na disciplina CIDADANIA do 5º ao 12º ano que foi relevada a necessidade de formar docentes, uma vez que estes profissionais necessitam de apoio nas matérias a lecionar aos "adultos de amanhã".
  • APB - Associação Portuguesa de Bancos - representada pelo Presidente Dr. Vitor Bento, com campanhas de sensibilização ao cliente sénior, que evidenciam maior dificuldade em utilizar as ferramentas digitais dos bancos, nos dias de hoje, com iniciativas físicas através da Associação Nacional das Juntas de Freguesias e Universidades Séniores.
  • Fundação Dr. António Cupertino de Miranda - representada por Maria Amélia Cupertino de Miranda, com programas e cursos junto da população jovem "Os adultos de amanhã". Programas da iniciativa da Fundação: nopouparestaoganho.pt e eueaminhareforma.pt com impato positivo na sociedade portuguesa.
  • DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - representada pelo Dr. Luís Silveira Rodrigues, com ações concretas junto do público mais vulnerável e a campanha de sensibilização: "Saiba Identificar falsos I.C.'s".



As Iniciativas internacionais contaram com o seguinte painel:

Apresentação de iniciativas de educação financeira digital – perspectiva internacional, com a identificação das mesmas necessidades nos públicos-alvo: Jovens e Séniores.



Outras iniciativas, das seguintes entidades com peso relativo no público-alvo

Painel de discussão entre os participantes sobre o caminho a seguir e a estratégia futura:

 

O evento terminou com a palavra final da Coordenadora Nacional do Programa Literacia Financeira, que agradeceu aos presentes e informou os próximos passos, com um objetivo claro de retomas aas ações e estudos "pós-pandemia".


tags: 
Crédito,  Banco de Portugal,  Intermediários Autorizados
Subscrição de Newsletter
Fique a par das mais recentes notícias do setor da intermediação de crédito e acompanhe todas as informações importantes, novidades e eventos da nossa associação.
ANICA – Associação Nacional Intermediários Crédito Autorizados
© 2022, ANICA design by  U Lah Lah, brought to life by  YouOn.